Curso

Aulas particulares de instrumentos musicais como o piano sempre acabam se tornando cursos livres, o que devemos procurar que se torne uma vantagem. Liberdades relativas no repertório e adaptação ao desempenho do aluno (pois cada um tem uma disponibilidade para estudo fora da aula) normalmente colaboram para o implemento ou manutenção do interesse.

 - Porém, a minha intenção é sempre seguir uma metodologia progressiva, que para iniciantes inclui a aquisição das técnicas básicas do instrumento (seja piano ou teclado) e leitura musical.

- Já para alunos iniciados, o que se busca nas aulas é suprir ou aprimorar os elementos que talvez faltem em sua formação para que ele atinja os seus objetivos de forma mais eficiente. Esses elementos podem ser, entre outros:
> Leitura nas claves de Sol e de Fá
> Leitura rítmica
> Domínio rítmico
> Aprofundamento no repertório pretendido
> Aprofundamento no estilo pretendido
> Estudo de interpretação
> Estudo de harmonia
> Estudo de improviso
> Entendimento dos elementos musicais (melodia, harmonia, ritmo, arranjo, composição)

Vemos portanto que, muitas vezes, as lacunas de conhecimento se encontram em questões mais teóricas; o que pode ser facilmente incorporado às aulas com muita naturalidade, já que o piano é um instrumento excelente para se desenvolverem noções teóricas sobre música.

- Também preparação para provas e concursos como o de admissão para o curso técnico da UFRJ, através de aulas de teoria musical e de percepção (ditado, solfejo)